Grandes ondas, grandes sonhos


Em 2005, Dino Casimiro tirou esta fotografia, acreditando poder tratar-se de uma das maiores ondas do mundo. Aqui, na vila da Nazaré, a apenas 100km de uma capital europeia, podia estar o próximo destino para os amantes de ondas gigantes. Garrett McNamara foi o único big wave rider contactado pela Nazaré que aceitou vir ver com os próprios olhos este fenómeno. Chegou em 2010 e deu início a um projecto que hoje corre o mundo, o ZON North Canyon.

Este projecto resultou em três documentários (um por cada ano em que Garrett passou meses em Portugal a desafiar as ondas na Nazaré), que captam momentos magníficos, não apenas para quem gosta de surf, mas para todos os que gostam de uma boa história sobre homens que desafiam a Natureza. Além disso, foi este projecto que permitiu que Garrett quebrasse o recorde do Guinness da maior onda alguma vez surfada.

Este mês foi finalmente lançado o site oficial do projecto, onde a história é contada através de imagens inéditas lindíssimas e vídeos surpreendentes. Eu tive a honra de escrever os textos para este site. Um trabalho um pouco ingrato, uma vez que neste caso cada imagem vale mesmo mais que mil palavras. De qualquer modo espero que gostem do site e gozem a viagem.




Comentários

Mensagens populares