A Língua Portuguesa está na moda

Descobri recentemente que há cada vez mais estrangeiros a aprender a nossa língua, mesmo quem não tem qualquer ligação com Portugal. Talvez seja por causa da música (brasileira e fado, que cada vez se ouve mais) ou das celebridades como o nosso querido Ronaldo e outros, que colocam o nosso país em destaque, ou ainda do facto de haver cada vez mais turistas a visitar-nos. Independentemente das razões, são óptimas notícias para a nossa língua, uma língua que tem tanto de encantadora como de difícil e que, para mim, é a segunda mais bonita do mundo (não consigo deixar de achar o Italiano ainda mais bonito).
A prová-lo estão dois emails que recebi nos últimos dias. O português destas leitoras ainda não é perfeito, mas fiquei muito bem impressionada pelo esforço. Acima de tudo, fiquei muito orgulhosa por terem escolhido os meus livros para praticar. Aqui ficam as palavras que me escreveram:

"Adorei o livro e lí-o dum trago. Normalmente, prefiro ler traducoes para português, mas desta vez lí um original e foi uma revelacao. Gostei do assunto, da linguagem muito moderna e rítmica. Reflete muito bem a vida de hoje em dia em Portugal que nao é tao diferente da vida noutros países europeus, mas no entanto diferente. Costumo sublinhar partes dos livros de que gosto particularmente ou que contêm elementos com quais concordo (neste caso achei a descricao do chefe e como conseguiu fazer carreira muito bem retratada, também as refleccoes sobre a relacao entre homens e mulheres, os conflitos que vivemos num mundo onde nada está mais predefinido e o que, exactamente por isso, sobrecarga muita gente.(...) Acho também muito giro esta ideia de receber a oportunidade de lhe escrever sobre o livro. Muito obrigada por isso. Tem agora também fas em Viena/Austria :)"

Anne-Marie, Viena

"Sou Francesa e seu livro "O estranho ano de Vanessa M" foi meu primer livro que lei em português.
Gostei muito da historia, da escritura e pasei momentos muito agradaveles em ler esse livro. Devorei-o em duas semanas ; o que não é mau para um primeiro livro em língua estrangeira ;-)
Rei-me muito e estava sempre muito ansiosa em saber o qué que podia acontecer a Vanessa.
Estava tão na historia (rindo muito, cada minuto disponível para ler umas páginas) que a pessoa que me acompanha queria conhecer a vida da Vanessa e tive que contar paso a paso a evolução dos seus pensamentos.
Muito obrigada pelos momentos tão boms que passei a ler seu livro.
Agora, comprei o seu primer livro para seguir meus melhoramentos em português."

Emeline, Paris


Obrigada às duas. Espero que continuem a explorar o Português e a conhecer outros fantásticos autores que temos por cá.



Comentários

Mensagens populares