As educadoras de infância merecem uma estátua

 

Não é incomum ouvir alguns pais dizerem que o fim-de-semana começa à segunda-feira. É perfeitamente normal ter este tipo de sentimento, após quarenta e oito horas com crianças enérgicas, sobretudo no Inverno ou em dias em que não se pode ou consegue sair de casa. O mesmo se aplica ao cenário “criança doente em casa durante quatro dias”. Quando os meus filhos ficam doentes, a primeira coisa que me vem à cabeça é “oh não, vou ter de ficar com ele todo o dia em casa”. E não, a preocupação não é faltar ao meu trabalho, mas sim como vou conseguir entretê-lo todo o dia. Já para não falar do terrível cenário “Agosto: colégio fechado um mês inteiro”. 

É nessa altura que damos valor às educadoras de infância. Como é que conseguem estar todos os dias fechadas numa sala com dez ou mais crianças??? Bem sei que os miúdos se comportam de maneira diferente quando estão com os pais e quando estão na escola. Há inúmeros relatos de crianças que não comem em casa, mas comem na escola, que não usam chucha à frente dos colegas, mas não a querem largar quando estão com os pais, que colaboram nas actividades da escola, mas só fazem birras quando estão em família, enfim. Ainda assim, não sei como conseguem controlar tantos diabretes à solta. Começo a achar que têm dotes de hipnose ou poderes mágicos. É também nesses dias que acho que as mães a tempo inteiro ou são supermulheres ou não são boas da cabeça. Se eu tivesse de ficar mais de uma semana em casa a cuidar das crianças, das refeições e de toda a lide doméstica, espetava um garfo na testa. Não me interpretem mal, adoro os meus rebentos e adoro os fins-de-semana, quando podemos estar todo o dia juntos e fazer as mil e uma coisas que durante a semana é impossível fazer, mas confesso que jamais teria a energia necessária para ficar com eles todo o dia, todos os dias do ano. 

Por isso, deixo aqui a minha homenagem às educadoras de infância e a todas as pessoas que diariamente cuidam de crianças que não são suas, como as baby-sitters ou as avós, que chegada a reforma, em vez de descansarem, cuidam dos netos. E de graça!


Texto originalmente publicado no livro "Coisas Que Uma Mãe Descobre e de que ninguém fala", Bertrand Editora, 2015



Comentários

Mensagens populares