• 5 dicas para um corpo de Verão


    Se estás a ler este post é porque, provavelmente, estás a dias de ires de férias ou de te veres perante a evidência de teres de usar um fato de banho, e ainda tens a secreta esperança de descobrir a receita secreta ou a dica nunca antes revelada para te tornarem um anjo da Victoria Secret da noite para o dia. Pois lamento desapontar-te, mas não vais encontrar nada disso nesta minha dissertação, pela simples razão de que para ter um corpo de Verão, ou seja, um corpo esbelto, tonificado, sem peles demasiado caídas, sem celulite demasiado evidente, sem grande flacidez, independentemente do peso, há que trabalhar o ano inteiro.

    Ainda assim posso deixar 5 dicas infalíveis, que podes começar a usar hoje e que te vai garantir um corpo espetacular no Verão de 2017. Aliás, se começares já, atingirás os teus objectivos antes mesmo da Primavera. Juro!

    Dica nº1: Faz exercício

    Eu sei, é uma seca. Arranjar tempo, a roupa foleira, o cheiro a suor, os ginásios cheios de fanáticos, as ciclovias cheias de turistas, as dores no corpo... Há tantas coisas melhores para fazer do que perder duas ou três horas por semana a fazer uma qualquer actividade de alta intensidade. Espera! Só duas ou três horas? No meio de uma semana inteira? Eh pá, se calhar não é assim tanto, pois não? De manhã, à hora de almoço ou ao final do dia, tem de haver uma altura do dia que dê para ti. Vá, paga lá a inscrição e começa já esta segunda-feira que ainda por cima é dia 1 e vem mesmo a calhar.

    Dica nº2: Faz mais exercício

    Sim. Já tinha mencionado esta, mas é mesmo para perceberes de uma vez por todas: não há dieta, não há tratamento estético, não há depuralina, não há suplemento ou comprimido que substitua o exercício físico. Acredita, eu tentei tudo. Até me render à evidência (e foi preciso passar dos 35 e por duas gravidezes) de que até podia perder peso com dietas, mas a única maneira de recuperar firmeza e tornear o meu corpo como ele esteve nunca antes, foi com treinos de alta intensidade três vezes por semana. E andar a correr atrás dos meus dois filhos pequenos também ajudou.

    Dica nº3: Hidrata-te

    A água faz bem a tudo. Todos os órgãos beneficiam com a ingestão desta bebida maravilhosa e não é preciso ser médico para saber que devemos beber litro e meio de água por dia. A água ajuda a eliminar toxinas, a limpar o fígado e, a preferida de quem quer perder uns quilinhos, a saciar a fome. Também torna a pele mais bonita.

    Dica nº4: Come bem

    Pois, neste sector também não há volta a dar. Não vale a pena passar o dia no ginásio e a seguir ir ao McDonalds, o que não quer dizer que tenhamos de dizer sempre não a um belo hambúrguer, piza ou gelado. A palavra-chave não é privação, mas sim equilíbrio. Sopas, saladas, fruta e legumes têm mesmo de fazer parte das nossas refeições diariamente. Mas depois podemos compensar o bom comportamento com uns miminhos, sobretudo quem segue religiosamente a dica 1 e 2.

    Dica nº5: Sê realista

    A não ser que nos tornemos fanáticos de ginásio ou atletas profissionais, a realidade é que nunca vamos conseguir aquela barriga perfeita, aquele rabo empinado, aqueles ombros torneados. Isso não existe. Ponto. Até porque há três obstáculos incontornáveis que nunca nos permitirão alcançar a perfeição: a genética (eu sei, é injusto), a gravidade e... aproveitar as coisas boas da vida. O que implica comer uma bola de berlim na praia, brindar com uma cerveja, dividir um balde de pipocas no cinema, ficar uma tarde inteira no sofá. Sê realista nos teus objectivos, porque mais do que um corpo de verão o que interessa mesmo é ter um corpo saudável e sentirmo-nos bem na nossa pele.

    Agora vai de férias, sem complexos, sem dramas, pois nada de grandioso se atinge da noite para o dia e não é uma barriguinha que te vai impedir de ter um Verão maravilhoso. ;)

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