O primeiro dia de aulas

O primeiro dia de aulas é um dia que nos marca para sempre. Eu, após mais de trinta anos, ainda me lembro do meu, incluindo do cheiro da sala, a madeira e lápis de cera, da cor da minha mochila, vermelha em forma de autocarro com personagens do Charlie Brown, e da mão da minha mãe. 

Estava muito ansiosa e com enormes expectativas. Como os adultos me diziam que eu iria aprender imensas coisas novas e como tinha um irmão que já estava na quarta classe e sabia ler, escrever e fazer contas dificílimas, achava que, no final do primeiro dia, ia sair de lá muito mais sábia. Confesso que fiquei bastante desiludida, porque, afinal, no primeiro dia de aulas, a professora não ensinou nada para além do seu nome e das regras da sala. Mas, com o passar dos dias ,comecei a perceber que não ia aprender tudo de uma só vez, e ainda bem.

Hoje, esta recordação voltou com uma nitidez estonteante ao deixar o meu filho na sua nova escola, para o seu primeiro dia. Ele andou na creche e no jardim de infância, pelo que, o aperto no coração que senti, não foi provocado pelo facto de o deixar num sítio novo com pessoas que ele nunca tinha visto. Foi por vê-lo entrar numa nova etapa, muito mais emocionante. Um mundo cheio de novidades e conhecimento, desafios e frustrações. Onde fará os amigos que ficarão para sempre no seu coração (e com sorte, alguns, no resto da sua vida), onde criará memórias únicas, que mais tarde farão o coração sorrir.
Hoje, pela primeira vez, verti uma lágrima ao deixar o meu filho. Não por deixá-lo sozinho num local desconhecido, pois sei que será acarinhado por todos com quem se cruzar e, daqui a uns dias, já terá amigos e histórias emocionantes para partilhar, mas por saber que deixei naquele recinto o meu bebé e, logo à tarde, quando o for buscar, já será um menino.



Comentários

Mensagens populares